Noemi

Alguns dos ingredientes nos meus produtos têm nomes que se parecem muito com nomes de silicones...

Quais são eles?


Devo ficar preocupada com o modo como elas podem afetar o meu cabelo?


Será que eu estou evitando fortes tensoativos (sulfatos) no meu cabelo ?




São tantos os diferentes ingredientes aprovados para uso em produtos de higiene pessoal e cosméticos, e, por sua vez, as suas denominações INCI (Nomenclatura Internacional dos ingredientes cosméticos) começam a soar de forma semelhante.
Existem várias convenções de nomenclatura química , a INCI é apenas uma dessas convenções.

Vamos simplesmente dar uma olhada em alguns dos ingredientes freqüentemente confundidos com silicones ….


Primeiro de tudo, o que é um silicone?

O silicone é um polímero ou um Oligomero orgânicos.
Alguns apresentam estrutura cíclica e por isso levam nomenclatura que sujerem a forma espacial dessas moléculas como o cyclopentasiloxane, cyclomethicone.


Estas moléculas são utilizadas em uma ampla variedade de produtos, normalmente por sua capacidade de promover superior condicionamento de transmitir brilho intenso.

Muitos consumidores de podutos para cabelos encaracolados e secos, que por sua vez tem a estrutura do fio de cabelo muito delicado, precisam fazer uso freqüente de xampus contendo forte tensoativos ( sufactantes) para remover os silicones aderidos aos fios de cabelos.

Algumas pessoas que estão aderindo a técnica no/low poo precisam evitar produtos que contenham silicones uma vez que a maioria deles como o dimeticone são insolúveis em água (com algumas exceções) e podem causar problemas pois se acumulam na superfície do cabelo.
Ao ler os rótulos dos produtos muitas vezes ficamos confusas a respeito da composição...


Será que esse ingrediente com nome parecido com o nome dos silicones ou esse ingrediente com nome estranho é da família dos silicones?

A estruturas de mômero do silicone está apresentada abaixo ( Monômero = uma unidade) é como se fosse uma pecinha de lego sozinha). (Polimero= reunião de vários monômeros , uma montagem de uma pilha de legos enfileirados)






Estrutura monomérica de uma molécula de silicone - nota a presença de átomos de silício e oxigênio.



A seguir estão alguns exemplos de ingredientes cujos nomes podem gerar confusão para os consumidores preocupados com a presença de silicones nos seus produtos:



5-Bromo-5-Nitro-1,3-Dioxane


Nome comercial = Bronidox é um éter cíclico de seis-membros. Faz parte do grupo de moléculas conhecidas como-oxanes.

Este composto é facilmente confundido pois apresenta nomenclatura semelhante notação usada por muitos silicones.
Bronidox é um conservante antimicrobiano e que é especialmente eficaz contra leveduras e fungos. É um pouco menos solúvel em água do que álcool, mas ele está presente em produtos para os cabelos e formulações dermocosméticas em percentagens tão baixas que não existe qualquer preocupação sobre o acúmulo desse componente sobre o cabelo. Esse componente está permitido para quem utiliza na rotina no-pow/ low pow.

Isothiazolinones: (metilisotiazolinona e methylchloroisothiazolinone)

Metilisotiazolinona (MIT) e methylchloroisothiazolinone são conservantes que normalmente são vendidos e utilizados como uma mistura (nome comercial: Kathon CG).
Eles pertencem a classe das cetonas , um grupo de compostos orgânicos
Como apresentam ones no final do seu nome podem ser confundidos com o nome de alguns silicones.
A função dele nas fórmulas é impedir a contaminação microbiana.Estes produtos químicos são altamente eficazes contra leveduras, fungos, e ambas bactérias Gram-negativas e Gram positivas.
Estes conservantes são hidrossolúveis. (solúveis em água) e são utilizados em baixissimas quantidades nas fórmulas

Isododecane, Isohexadecane

Estes ingredientes são alcanos ramificados (-ANE). São moléculas composta apenas por carbono e hidrogénio. Isodocane e isohexadecane são moléculas pequenas, apresentam estutura ramificada e são quimicamente muito puras devido à sua origem sintética. Estes não são hidrocarbonetos subprodutos olefinicos derivados do petróleo. São obtidos por sintese através de processos altamente avançados.

Eles são usados em produtos cosméticos devido à sua baixa toxicidade, baixa irritação da pele, ausência de cor e odor. Isododecane pode ser usado como solvente (agentes solubilizantes) para o moléculas que apresentam maior peso molecular e são insolúvel em água, como por exemplo os silicones.

Isohexadecane é valorizado pela sua natueza não gordurosa ou pegajosa. Apresenta apreciál capacidade de transmitir um toque sedoso e textura suave para a pele e cabelos. Apresenta excelente espalhabilidade tanto para pele quanto para o cabelo.
Nenhuma dessas moléculas é um silicone, mas ambos são insolúveis em água. Devido à sua estrututra ser relativamente simples e compacta. Não é de se esperar problemas com o acúmulo se estivermos usando um condicionador de boa qualidade e realizarmos uma limpeza rotineira.

Quando tive em dúvida sobre o ingrediente no seu cosmético favorito procure um amigo ou peça auxilio a um farmacêutico! Ficamos sempre felizes em responder perguntas




Marcadores: edit post
6 Responses
  1. Anônimo Says:

    Parabéns pelo blog. Estava procurando dados sobre silicones e sua postagem está bem explicada.
    Se interessar, dê uma olhada nestes outros sites que falam sobre componentes de cosméticos (alguns estão em inglês):

    http://www.truthinaging.com/category/ingredients/
    http://compareprodutos.freehostia.com
    http://www2.boticario.com.br/portal/hot_sites/dia_consumidor/glossario.asp
    http://www.vasenol.pt/Template2.aspx?Path=Consumer/Glossary/Home
    http://www.cosmeticsinfo.org


  2. Yaha Says:

    Hà alguns meses tenho o costume de ler a composiçao dos produtos que compro. Nao sou fanatica por fprodutos naturais, biologicos e tal... mas depois que descubri que o silicone deixa sim os cabelos bonitos... mas...cobre tambèm os fios e faz da barreira nao deixando os cremes de massagem penetrar. Enatoa, mao a mao que voce usa, os cabelos ficam pesados, gurdurosos e sujos depois de poucos dias.


  3. Cyka Says:

    Olá!
    Isododecane sai usando qualquer tipo de sulfato ou só o lauril sulfate. Eu faço low poo e queria saber.
    Beijos!


  4. Vincubo Says:

    Também queria saber se só saí usando sulfatos fortes


  5. Damiris Says:

    Eu também queria saber..👆


  6. Vincubo Says:

    Obrigado pela informação trazida aqui de qualquer forma, foi o único que encontrei em português que fala sobre isohexadecane. Queria saber se com o uso de anfótero (cocamidopropyl betaine) ele pode ser removido. Ainda pesquisando hehe
    Se descobrir nos avise rs


Postar um comentário