Noemi

Do óleo essencial de Cananga odorata cujo principal constituinte é um álcool conhecido como Linalol é possível extrair das flores uma das fragrâncias mais conhecidas no mundo.

O óleo essencial é extraídos das flores (estruras foliares modificadas) de da Canaga odorata também conhecida por “Ylang Ylang” que significa “flor das flores”.

Por definição, pode-se dizer que os óleos essenciais são compostos orgânicos voláteis das plantas. São constituídos de uma mistura complexa de mono, di, sesquiterpenos, taninos, flavonóides entre outros. A extração de óleos esseciais é realizada basicamente por destilação a vapor (soxhlet) ou extração por solventes, das folhas, flores, cascas, caules e raízes.
Propriedades Químicas e Fisico-químicas:
Os principais constituintes do óleo essencial de Cananga odorata são :
marcador de identificação: P-CRESIL METIL ESTER, LINALOL
outros componentes : BENZIL ACETATE, GERANIL-ACETATE, 0- CRESOL, EUGENOL, ISO EUGENOL.
Uso nas fragrância na concentração de 0.5 à 5.0%.
Valor ácido: 2.8 MAX
Insolúvel em Propilenoglicol
Técnicas de extração :
A técnica de extração do óleo essencial neste caso tem caracteristicas especiais por se tratar de uma flor especialmente exótica pela composição química do óleo essencial e da estrutura do vegetal. A técnica é conhecida por enfleurage:

Enfleurage
A enfleurage consiste em usar uma espécie de solvente vegetal para segurar o óleo. No caso de flores frescas, por exemplo, as pétalas são colocadas sobre uma placa de vidro com gordura, que vai absorver o óleo das flores, que são substituídas por flores novas todos os dias, até que a concentração certa seja obtida. Depois de alguns dias, a gordura é filtrada e destilada. O concentrado oleoso que resulta desse processo é misturado ao álcool e novamente destilado. O produto final é o óleo das flores.

A árvore tem distibuição na região tropical que chega a atingir 20 metros de altura. Originária da Ásia tropical, mais precisamente da Malásia, Indonésia e Madagascar, a Cananga odorata pertence à família das Anonáceas.

Trata-se de uma árvore de grande porte e visual peculiar. Nos ramos pendentes, a folhagem macia divide o espaço com grandes cachos de flores caracterizadas pelas pétalas retorcidas e intensamente perfumadas. Essas flores são ricas em um óleo essencial muito usado em perfumaria.

Na ilha de Madagascar existem grandes plantações, de onde é extraído esse óleo e enviado à França para a fabricação de perfumes. As grandes empresas perfumistas do mundo guardam suas fórmulas à sete chaves, entretanto, sabe-se que alguns perfumes fabricados pela Channel, por exemplo, têm, entre seus ingredientes, o óleo de Ylang Ylang.

No Brasil, ainda não existe uma produção comercial de Cananga odorata exclusivamente voltada para a extração de óleo essencial. Comercialmente no município de Bebedouro no interior do estado de São Paulo é possivel encontrar exemplares cujo cultivo é voltado para ornamentação.

Além da utilização na indústria cosmética podemos citar o uso do óleo essencial na aromaterapia tendo associado a ele caracteristicas que auxilam no tratamento de depressão,pressão alta e ansieade.

Na indústria alimentícia pode ser utilizada como flavorizante de bebidas e alimentos.




"Natureza:ame, admire, preserve e respeite..." (John Presley)
Ela vai retribuir da melhor maneira :)




Bibliografia :
Species Profiles for Pacific Island Agroforestry, April 2006. http://www.traditionaltree.org/
Produtora das mudas de Cananga odorata : Maria Rita Furquim: ritafur@terra.com.br
USDA, United States Department of Agriculture, Natural Resources Conservation Service. http://plants.usda.gov/