Noemi

O que é um surfactante?



Os surfactantes são moléculas que possuem atividade detergente. A estrutura química espacial é semelhante a um cotonete onde a parte de algodão seria a extremidade POLAR (solúvel em água) da molécula e a haste flexível seria a parte APOLAR (não solúvel em água) da molécula.



Essa estrutura química que apresenta dupla polaridade interage favoravelmente com as moléculas tanto de água como com as moléculas não solúveis em água ( como os óleos e silicones não solúveis) é responsável pela atividade detergente.

Em muitos surfactante como o Lauril sulfato de Sódio, a porção hidrofílica (que tem afinidade pela água) da molécula é encontrada em uma das extremidades sendo conhecida como “cabeça”.

A porção hidrofóbica (que tem afinidade pelas substâncias não solúveis em água) geralmente contem varios grupos de carbonos conhecidos como cadeia alquílica ou arílica quando apresenta composto aromáticos sendo está porção da molécula conhecida como “cauda


As moléculas surfactantes são classificadas de acordo com o grupo e carga iônica que carregam na porção hidrofílica.

As classes são basicamente: aniônicas (-), catiônicas (+) e não iônicas.

Os surfactantes mais comuns são os aniônicos que apresentam sulfato na estrutura, como o Lauril Sulfato de Sódio e Lauril Sulfato de Amônio, sulfonatos, fosfatos ou carboxilatos na porção da “cabeça”.

Os surfactantes catiônicos mais comuns são os sais de amônio quarternário como as alquil aminas sendo o mais conhecido deles o Cetrimonium Clorídrico.


Fig. 1. Representação esquemática dos diferentes tipos de surfactantes, a estrutura espacial é semelhante, o que diferencia um do outro é o tamanho da “cauda “ e os constituintes da porção “cabeça”





Cetrimonium clorídrico



Lauril sulfato de amônio

Lauril Sulfato de sódio


Fig2 : Estrutura química dos principais surfactantes utilizados na industria cosmética. Ordem de de poder detergente : lauril sulfato de sódio>lauril sulfato de amônio> cetrimonium cloridrico.


Os surfactante com sulfato

O lauril sulfato de sódio e provavelmente o agente surfactante mais comum utilizado nas indústrias de Hair Care e cosméticos. É relativamente uma matéria prima barata, tem rápido poder espumógeno e é um agente de limpeza eficiente.

A porção “cauda” dessa molécula apresenta 12 átomos de carbonos e a forma espacial que várias moléculas dessas se unem (FORMA MICELAR) não apresenta pontos críticos o que representa vantagens para a capacidade de limpeza promovida por essas moléculas juntas.


Estrutura planar de uma micela












Estrutura tridimensional de uma micela em corte transversal.


Os surfactantes com sulfato podem ser irritantes para pele e podem causar quando usados em excesso ressecamento nos cabelos. Por esta razão as fórmulas precisam ter também agente condicionantes e co-surfactantes para minimizar os efeitos indesejados.

O laurete sulfato de sódio é um outro modelo de surfactante baseado na estrutura o Lauril Sulfato de Sódio , mas se organiza espacialmente na forma de grandes micelas que apresentam maior poder de limpeza.

Outros agentes surfactantes que formam micelas maiores são : amônio lauril sulfato, o amônio laurete sulfato e o miristril sulfato de sodio.

Cocoamido sulfato de sódio, é derivado de óleo de coco e é obtido por reações químicas ate chegar ao produto final o sulfato desejado na indústria.



Dica final !

As formulações de shampoos consistem basicamente de agua, surfactante, preservantes.
È interessante evitar o uso de surfactantes com sulfato pois eles são mais agressivos para os fios de cabelo, em especial fios cacheados.

Existem surfactantes no mercado como co cocoamidopropilbetaina específicos para formulações para cabelos cacheados e étnicos que reduzem a tendencia ao ressecamento durante o processo de higienização e limpeza do couro cabeludo e fios.

A maioria das formulações contem aditivos hidratantes como óleos, produtos botânicos e polímeros como os silicones que previnem os danos ao cabelo
A quantidade de cada componente na fórmula também é importante para a aprovação da performance final do produto.
As fórmulas seguem um padrão internacional onde os ingredientes presentes em maior quantidade aparecem primeiro na ordem do rótulo e assim de forma decrescente ate os conservantes que são utilizados em pouquíssimas quantidades.

Se você está a procura de um shampoo mais próximo do perfeito, tente encontrar um que possua na fórmula surfactantes mais suaves, grande quantidade de agentes condicionantes e extratos botânicos.

Evite surfactantes muito fortes no dia a dia como o Lauril sulfato de sódio e laurete sulfato de sódio
0 Responses

Postar um comentário